Auto Exame

Cada dente possui uma forma particular e uma função específica.

Central de Atendimento

Características da Dentição

Antes de explicar os problemas que normalmente causam a má oclusão, deixe-me primeiramente esclarecer o que é uma oclusão normal (a maneira como os dentes estão posicionados). Uma oclusão normal não significa apenas dentes bem alinhados como as teclas de um piano. Cada dente possui uma forma particular e uma função específica. O modo como os dentes se encontram é muito preciso, de maneira a proporcionar uma trituração adequada dos alimentos.

Características da dentição de leite normal

  • Os espaços entre os dentes de leite são normais. Eles são importantes para o alinhamento adequado dos dentes permanentes.
  • Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores como uma tampa cobre uma caixa.
  • A distância entre a ponta dos incisivos superiores e dos inferiores deve ser pequena. Estes dentes devem, no entanto, se tocar.
  • As arcadas têm uma forma arredondada.

Nomenclatura dos Dentes de Leite

Nomenclatura do Dentes de Leite

1. Incisivo Central Superior;
2. Incisivo Lateral Superior;
3. Canino Superior;
4. Primeiro Molar Superior;
5. Segundo Molar Superior;
6. Incisivo Central Inferior;
7. Incisivo Lateral Inferior;
8. Canino Inferior;
8. Primeiro Molar Inferior;
10. Segundo Molar Inferior;

Nomenclatura dos Dentes Permanentes

Nomenclatura do Dentes Permanentes

1. Incisivo Central Superior;
2. Incisivo Lateral Superior;
3. Canino Superior;
4. Primeiro Premolar Superior;
5. Segundo Premolar Superior;
6. Primeiro Molar Superior;
7. Incisivo Central Inferior;
8. Incisivo Lateral Inferior;
9. Canino Inferior;
10. Primeiro Premolar Inferior;
11. Segundo Premolar Inferior;
12. Primeiro Molar Inferior;

As características mais importantes de uma oclusão permanente normal são as seguintes:
Os dentes normalmente estão dispostos em parábola como nas figuras abaixo:

Forma Arcada Parabola

Os dentes devem apresentar contato com os dentes vizinhos, ou seja, não deve haver espaços entre os dentes.

Ausência de Espaço

Os dentes não devem estar girados, pois dentes girados ocupam mais espaço no arco, comprometendo o relacionamento entre eles.

Rotação dos Dentes

1 – Dentes girando ocupando mais espaço;
2 – Dentição sem giro;

Os dentes superiores e inferiores devem se encaixar como peças de um quebra-cabeça, para permitir uma mastigação eficiente.

Dentes Encaixados

Olhando-se da frente para trás, os dentes devem se apresentar em um plano ou em uma suave curva.

Dentes Formando um Plano

1 – Dentes no mesmo plano;
2 – Dentes fora do mesmo plano;

Os dentes superiores devem se encaixar nos dentes inferiores como uma tampa sobre uma caixa. Quando esta disposição é alterada, ocorrem as mordidas cruzadas.

Mordida Cruzada

1 – Dentição normal;
2 – Mordida cruzada posterior;
3 – Mordida cruzada anterior;

Os dentes da frente superiores devem cobrir apenas o terço superior dos dentes inferiores. Quando os dentes superiores cobrem mais do que o terço superior dos dentes inferiores, temos uma sobremordida ou “overbite” aumentado.

Overjet

1 – Overjet normal;
2 – Overjet aumentado;

As linhas médias superiores e inferiores são coincidentes.

Linha Média

Quando há um desvio destes padrões, temos o que chamamos de má oclusão. Más oclusões severas normalmente são acompanhadas também por desproporções entre a maxila (osso que sustenta os dentes de cima) e a mandíbula (osso que sustenta os dentes de baixo). Quando isto ocorre, temos o que chamamos deformidade dentofacial. Resumidamente, podemos dizer que uma má oclusão existe quando o desarranjo entre os dentes cria problemas para o indivíduo, funcional ou psicossocialmente.

Como fazer o auto-exame:

Você não precisa ser um dentista para fazer este exame. Os adultos podem fazê-lo por conta própria, na frente de um espelho. Quanto a crianças, elas devem estar sentadas em cadeiras, olhando diretamente para a pessoa que irá examiná-la. Com a boca aberta, observe o alinhamento dos dentes. Tendo conhecimento dos padrões de normalidade, você irá fazer uma comparação com o que você vê.

Os dentes devem formar um arco em forma parabólica. Se houver dentes fora desta parábola, temos um apinhamento dental que precisa ser corrigido.

Apinhamento Dental

1 – Apinhamento dental;
2 – Apinhamento dental tratado;

Os dentes superiores devem se sobrepor aos dentes inferiores como uma tampa sobre uma caixa. Caso isto não ocorra, temos uma mordida cruzada. As mordidas cruzadas necessitam ser tratadas o mais cedo possível, até mesmo na dentição de leite, pois podem vir a causar desvio nas articulações e no crescimento da face.

Vejamos alguns exemplos à seguir:

Mordida Cruzada

1 – Dentição normal;
2 – Mordida cruzada posterior;
3 – Mordida cruzada anterior;

Espaços entre os dentes, além de não serem estéticos, podem prejudicar a mastigação dos alimentos. Estes espaços são chamados diastemas. A correção deste problema deve ser feita após o nascimento dos caninos, pois alguns espaços antes do nascimento destes dentes são normais.

Diastemas

1 – Diastemas;
2 – Diastemas tratado;

Dentes superiores cobrindo totalmente os dentes inferiores causam uma sobremordida que produz desgaste excessivo dos dentes e sobrecarrega musculatura e articulações, por isto deve ser tratada.

Overjet

1 – Dentição normal;
2 – Sobremordida acentuada;

Quando os dentes não estão no mesmo nível, eles não funcionam adequadamente. Os dentes funcionam como uma engrenagem, um único dente fora de posição pode causar um grande distúrbio em todo o sistema mastigatório, por isto deve ser tratado.

Dentes Fora do Plano

1 – Dentes fora do plano;
2 – Dentes no mesmo plano;

Quando os dentes superiores não tocam os inferiores, temos uma mordida aberta. Este problema causa complicações para articulações, musculatura e mastigação.

Mordida Aberta

1 – Mordida aberta;
2 – Mordida aberta tratado;

Quando os dentes superiores estão muito à frente dos inferiores, temos uma sobressaliência ou “overjet” acentuado. Dentes para frente têm três vezes mais chance de se fraturarem, além de serem muito antiestéticos. Por isto, devem ser tratados.

Overjet Aumentado

1 – Dentição Normal;
2 – Overjet Aumentado;